Sinal vermelho ligado

Prefeito eleito Rui Palmeira (PSDB)
Prefeito eleito Rui Palmeira (PSDB) 

Tucano é reeleito e derrota candidato de Renan em Maceió

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) foi reeleito para mais um mandato na capital alagoana, derrotando o grupo político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

Palmeira teve 60,27% dos votos válidos contra 39,73% do ex-prefeito Cícero Almeida (PMDB). Brancos e nulos somaram 13,50%.

A vitória do PSDB na capital representa mais um revés nestas eleições para o PMDB de Renan Calheiros e do governador Renan Filho.

No primeiro turno, o PMDB venceu em 38 das 102 cidades de Alagoas. Mas foi derrotado nas três maiores cidades do interior: Arapiraca, Rio Largo e Palmeira dos Índios.

Renan Filho e seu grupo político deve agora tentar se articular politicamente, fato este que não acontece desde quando assumiu o governo do estado. Está fazendo um governo de gestão e sem “acordos políticos”, com isso muitos aliados estão chateados com o atual governo podendo até migrar para o grupo político do prefeito eleito Rui Palmeira que hoje seria um candidato natural ao governo do estado em 2018.

A campanha eleitoral na capital alagoana foi marcada por uma disputa antecipada entre PMDB e PSDB, com ataques mútuos entre os candidatos dos dois partidos.

Prefeito de Maceió entre 2005 e 2012, Cícero Almeida filiou-se ao PMDB no final do ano passado para disputar a prefeitura com o apoio dos Calheiros, numa aliança classificada por adversários como um “casamento de conveniência”.

Em busca de uma hegemonia para o seu grupo, o governador Renan Filho envolveu-se diretamente na campanha na tentativa de impulsionar Almeida. No horário eleitoral, falava que a eleição do seu aliado possibilitaria parcerias com o governo do Estado.

Na campanha, Almeida fez um balanço de suas duas gestões como prefeito e se apresentou como um candidato “realizador” e “tocador de obras”.

Por outro lado, criticou seu adversário por compromissos feitos em 2012 que não foram cumpridos. No horário eleitoral, Palmeira era chamada de “rei das promessas”.

O prefeito Rui palmeira, por outro lado, apresentou obras feitas na sua gestão e comparou a sua biografia com a de Almeida.

Afirmava ser “ficha limpa”, fazendo um contraponto com seu adversário, que é alvo de inquérito no STF que investiga a contratação supostamente irregular de uma empresa de limpeza pública acusação negada pelo peemedebista.

RETORNO

Após divulgação dos resultados, Cícero Almeida disse que vai retomar o o trabalho como deputado federal.

“Neste momento decisivo para a democracia de nossa capital, gostaria de agradecer os mais de 159 mil votos de confiança recebidos neste segundo turno. Tenho a certeza de que todos foram de coração, dados por pessoas que acreditaram no nosso projeto de retomada do crescimento da nossa Maceió. Quero dizer que estou tranquilo e retomarei meu trabalho como deputado federal imediatamente, sempre a serviço do povo maceioense e pronto para colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade. Desejo boa sorte ao prefeito eleito e que ele faça o trabalho que precisa ser feito para melhorar a cidade”.

 

Colaboração : Folha de SP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *