REUNIÃO TÉCNICA : Comitê da Primeira Infância de Alagoas alinha ações com o Governo Federal

Coordenadores alagoanos foram convidados a discutir implementação do programa Criança Feliz 

Alagoas foi escolhido para participar do 'Criança Feliz' porque já desenvolve um projeto-piloto voltado à primeira infância em Murici  (Fotos: Mauro dos Santos/MDSA)
Alagoas foi escolhido para participar do ‘Criança Feliz’ porque já desenvolve um projeto-piloto voltado à primeira infância em Murici
(Fotos: Mauro dos Santos/MDSA)

Representantes do Comitê da Primeira Infância de Alagoas foram convidados pelo Ministério de Desenvolvimento Social a Agrário para fazer parte da reunião sobre a implantação do programa do Governo Federal ‘Criança Feliz’, ocorrida na quarta-feira (9), em Brasília. O convite foi feito para que Alagoas participasse da discussão nacional e recebesse orientações de como mobilizar os municípios.

Participaram do encontro em Brasília, o secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e a coordenadora do Comitê Técnico, Joyce Amorim, que representou a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros.

20161109_Reunião técnica do programa Criança Feliz. Foto:Mauro Vieira/MDSA.
Reunião técnica do programa Criança Feliz. Foto:Mauro Vieira/MDSA.

“Tratou-se de uma reunião técnica com representantes dos Estados contemplados pelo Governo Federal para implantação do ‘Criança Feliz’. Faremos parte do processo decisório, e o resultado, sem dúvida, será um programa alinhado com as necessidades reais dos Estados e municípios”, explicou Joyce Amorim.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do programa, Cláudio Duarte. Ele informou o calendário que o Governo Federal pretende aplicar em 2016 e no próximo ano, além de tratar das questões técnicas e financeiras.

Neste momento de implantação serão contemplados nove estados, incluindo Alagoas, e as ações iniciais serão voltadas para a capacitação de multiplicadores e visitadores domiciliares.

Os municípios escolhidos receberão os recursos ainda este ano, e a adesão das cidades ocorrerá por intermédio do Governo do Estado, mas com critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Após a adesão, Estados e municípios receberão apoio técnico e financeiro, materiais pedagógicos, capacitação e formação continuada de profissionais e aplicação de estudos e pesquisas.

Alagoas foi escolhido para participar do processo porque já desenvolve um projeto-piloto voltado à primeira infância na cidade de Murici e tem avançado e se destacado nacionalmente na discussão sobre o tema.

Paralelo ao programa Criança Feliz, o Governo de Alagoas lançará suas diretrizes para os cuidados com a primeira infância em 2017 e o programa será estruturado em políticas públicas voltadas às especificidades da realidade da família e crianças alagoanas.

Texto de Iara Malta-Ascom/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *