PM realiza aula inaugural do III Curso de Policiamento Montado

Evento marcou o início do curso para 13 alunos que se especializarão neste tipo de policiamento

fde2f10aa6e4a655a26efbef5a969a40_l

A Polícia Militar deu início, nesta segunda-feira (24), ao III Curso de Policiamento Montado (CPMon). A aula inaugural, que ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, marcou o início da capacitação para 13 alunos, que, a partir de hoje, passarão por diversas instruções sobre policiamento montado.

A solenidade foi presidida pelo subcomandante da PM, coronel Louvercy Monteiro, que desejou boa sorte aos alunos e sucesso nesta terceira edição do curso. O palestrante da aula inaugural foi o comandante da Academia de Polícia, coronel Nerecinor Sarmento, que contou detalhes de fatos que antecederam a criação do regimento, em 1991.

“Foram muitas as dificuldades enfrentadas à época, mas todas contribuíram positivamente para o regimento que temos hoje, funcionando e sendo destaque na PM de Alagoas. Por ter participado do início dessa história, nutro um sentimento especial por essa unidade”, ressaltou o oficial, ao recordar que o Regimento de Polícia Montada (RPMon) surgiu de um diálogo seu com o então comandante da PM, coronel Nilton Rocha.

De acordo com o coordenador pedagógico do curso, capitão Antônio Moreira, as instruções, que já começaram nesta segunda-feira (24), serão eminentemente práticas e visam dotar os alunos de conhecimentos na área de policiamento montado. “Nosso objetivo é entregar profissionais aptos a executar este tipo de policiamento, empregando as técnicas específicas que possam garantir o sucesso das ações policias nas ruas”, destacou o capitão.

Este é o desejo do cabo Saulo Welton, do RPMon, que aguardou com expectativa o início do curso. “Estou há cerca de um ano atuando no regimento e estava aguardando este curso com grande expectativa. A qualidade técnica dos instrutores é excelente, o que aumenta a ansiedade pelas instruções que iremos receber, salientou.

Sobre o CPMon

 

O III Curso de Policiamento Montado terá duração de dez semanas, com previsão de término em 6 de janeiro de 2017. No regime do curso estão presentes instruções diárias, com previsão de aulas também aos sábados.

 

Entre as principais instruções estão Técnica de Policiamento Montado, Tiro Montado, Choque Montado, Equitação e Iniciação de Potros para o Policiamento Montado. Está previsto ainda o emprego do efetivo do curso em eventos, permitindo a vivência prática da atuação do policiamento ostensivo montado.

O Regimento

 

O Regimento de Polícia Montada D. Pedro I foi criado através do decreto estadual nº 35.005, de 07 de agosto de 1991. É de competência do RPMon a execução de policiamento especial, por meio do patrulhamento montado nos parques, orlas marítima e lagunar, praças públicas, shows, eventos futebolísticos e controle de distúrbios civis. Situado no bairro da Chã de Jaqueira, está subordinado operacionalmente ao Comando do Policiamento da Capital (CPC).

Marília Morais – Agência AL

24/10/16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *