Moradores comemoram os avanços do Pequenas Obras, Grandes Mudanças em Alagoas

Somente nas grotas do Arroz, Macaxeira e Cigano foram construídos 294 metros lineares de escadarias

9cf6587af60389b86936a7084bc380ec_l

Por dez anos, Magda Janaina da Silva, moradora da grota do Arroz, no bairro de Cruz das Almas, subiu e desceu os barrancos que davam a acesso à sua casa. “Aqui era horrível. O Acesso era difícil porque não havia nenhuma escadaria. Era tudo barranco”, conta. Hoje, a empregada doméstica de 30 anos, comemora os avanços das obras do programa do governo de Alagoas, Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

Quando chovia aqui ninguém descia. Chegávamos em casa com os pés cheios de lama. Agora está ótimo, a gente pode caminhar pro trabalho com tranquilidade”, conta Magda.

O Pequenas Obras, grandes Mudanças, gerido pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), promove obras de mobilidade urbana na periferia de Maceió. Na Grota do Arroz, já foram construídas duas das cinco novas escadarias planejadas pela equipe de engenharia da pasta. Além destas, outras seis serão reformadas. A comunidade de Madga também já foi contemplada com 1192 m² de passeios, proporcionando maior conforto e mobilidade aos moradores.

Na grota da Macaxeira, em Chã da Jaqueira, na parte alta de Maceió, o porteiro Jailton Santos, que mora na comunidade há trinta anos, também comemora os benefícios trazidos pelos serviços do Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

“Essas escadarias não eram reformadas há um bom tempo que não era reformado. O corrimão é inédito”, comemora Jaílton, enquanto sobe as escadarias recém finalizadas. “Encurtou e melhorou a qualidade do caminho que atravessamos todos os dias”, comemora.

Jaílton conta ainda que as novas escadarias, pontilhões e passeios valorizaram os imóveis da região. “Os imóveis aqui da região valorizaram. A sensação que a gente tem é que os impostos que pagamos estão sendo bem utilizados, se tornando em benefícios para a população”, avalia.

Somente na grota da Macaxeira foram construídos 40 metros lineares de escadarias e 240 m² de passeios. A comunidade ainda será beneficiada com pontilhões, canaletas e muros de arrimo, que servem para conter encostas e barrancos.

Já no bairro do Jacintinho, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças avança nas grotas do Cigano e das Piabas. Juntas, as comunidades já receberam 244 metros lineares de escadarias, 49 de canaletas e 35 m² de passeios, beneficiando cerca de 120 mil famílias.

Números

O pequenas Obras, Grandes Mudanças já chegou a onze comunidades da periferia de Maceió, tendo já concluído 1.195 metros lineares de escadaria, 674 de canaletas e 3.901 m² de passeios. Além deles, foram construídos outros 1.395 metros de meio-fio, 2.420 metros de corrimão e 149,5 metros de muros de arrimo. O projeto ainda contempla 269 moradores que foram contratados para trabalhar nas obras.

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressalta a importância do projeto voltando que mais necessita.

“O Pequenas Obras, Grandes Mudanças é um projeto que transforma a realidade social e econômica da população carente de Maceió. Com mais mobilidade, conforto e segurança essas pessoas vivem melhor e conseguem se desenvolver social e economicamente”, conta.

Thiago Tarelli – Agência AL

10/11/16

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *