Estamos prestes a ver a super lua mais brilhante do século XXI

933cbde8720eee46b8d7579bd6331d9f

Esqueça todas as super luas que você já viu no passado. Ou mesmo chuvas de meteoros, luas vermelhas e eclipses lunares. No dia 14 de novembro, o céu noturno brilhará com a maior lua cheia que você verá por um longo tempo.

As super luas não são tão incomuns, mas essa será muito especial, pois pela primeira vez desde 1948, a lua cheia estará mais próxima da Terra. E ela não ficará assim novamente até 25 de junho de 2034.

Caso queira ver o evento astronômico do ano, a super lua aparecerá ainda em novembro. Descubra aqui tudo que você precisa saber:

Como o evento da super lua acontece?

Uma super lua é uma lua cheia ou nova (sim, uma lua nova também pode ser classificada como uma super lua, ainda que você não possa vê-la) em seu ponto mais próximo da Terra. A lua orbita a Terra em um plano elíptico. Por isso, algumas vezes, ela se aproxima bastante do nosso planeta (o que é chamado de perigeu). Em outros momentos, ela também pode se afastar muito da Terra (o que é chamado de apogeu).

As distâncias do perigeu podem variar, mas em seu estado mais próximo, a lua fica a cerca de 48 quilômetros mais próxima da Terra do que de seu apogeu. Quando o sol, a lua e a Terra se alinham, o evento é chamado de sizígia.

Como a NASA explica: “quando ocorre um perigeu-sizígia envolvendo a Terra, a lua e o sol, e a lua está no lado oposto da Terra em relação ao sol, temos uma lua em seu perigeu, que é mais comumente chamada de super lua.”

Esse evento faz com que a lua pareça muito maior e mais brilhante em nosso céu do que o habitual.

Por que a super lua é tão especial?

Super luas não são tão incomuns. Nós tivemos uma no dia 16 de outubro e haverá outra no dia 14 de dezembro.

Mas no dia 14 de novembro, a órbita da lua se aproximará mais da Terra do que aconteceu em perigeus anteriores. Para ser preciso, a distância entre a Terra e a lua será de apenas 356.509 quilômetros. Em média, essa distância é de 384.000 quilômetros.

“No dia 14 de novembro, haverá cerca de duas horas de perigeu, nas quais veremos uma super lua extra-grande”, diz a NASA.

“A lua cheia do dia 14 de novembro não será apenas a próxima lua cheia de 2016, mas também a lua cheia mais próxima da Terra no século 21. Uma lua cheia não chegará tão perto da Terra novamente até 25 de dezembro de 2034.”

Como seremos capazes de ver o evento?

Às vezes, pode ser difícil distinguir uma super lua. Isso ocorre porque a lua está distante demais para nossos olhos perceberem a mudança de distância.

Mas se você comparar a lua com prédios, árvores e com o horizonte, poderá ter uma noção melhor. Isso é conhecido como “ilusão da lua”.

“Quando a lua está mais próxima do horizonte, pode parecer anormalmente grande quando é vista através de árvores, edifícios e outros objetos em primeiro plano”, diz a NASA.

“O efeito é uma ilusão ótica, mas em nada diminui a experiência.”

Quando poderemos ver a super lua?

A lua se tornará cheia no dia 13 de novembro às 22:52. Se você mora no Reino Unido, deverá presenciar o evento um pouco mais tarde.

Certifique-se de estar em algum lugar escuro, distante das luzes da cidade, tente procurar os pontos de referência e contemple a lua através de árvores ou edifícios.

Esperamos que o clima ajude.

 

Yahoo

07/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *