Esses são os 5 passos essenciais para quitar suas dívidas

9a8795b0-d60e-11e3-a573-1ba06d53fdd1_divida_casal_gettyjpg

Cerca de 58,2% das famílias brasileiras possuem algum tipo de dívida, apontam dados da CNC (Confederação Nacional de Comércios de Bens, Serviços e Turismo). Em todo o Brasil, já são mais de 60 milhões de pessoas inadimplentes.

Nesse cenário, além de terem maior facilidade para contrair outras dívidas, a dificuldade dessas pessoas é conseguir eliminar esses débitos. Pensando nisso, a empresa de crédito ConsigPlan listou os principais passos para conseguir ficar longe de dívidas.

Confira quais são:

Crie um orçamento Dentro de seu orçamento mensal devem estar as receitas e despesas previstas para o período, além de um valor para possíveis imprevistos. A ideia de criar um orçamento é separar as prioridades dos gastos supérfluos para facilitar o controle.

Conheça sua dívida Antes de quitar sua dívida, você deve saber o quanto deve e para quem, principalmente por conta dos juros e da rapidez que a quitação exige. Com isso, você pode criar uma “ordem” de dívidas a serem quitadas.

Controle ou corte seus gastos Para quitar uma dívida é preciso ter determinada quantia de dinheiro para tal. Assim, você deve criar um plano para cortar seus gastos mais supérfluos, colocando a dívida como prioridade orçamentária. Você também pode buscar outras fontes de renda e adiar comprar de maior valor.

Busque alternativas de crédito Aqui, a ideia é trocar dívidas de juros maiores por dívidas de juros menores e com prazos mais estendidos – como o crédito consignado e o com garantia de imóvel.

Negocie Se você mostrar a intenção de quitar as dívidas, os credores podem diminuir o valor da dívida e dar descontos nos juros. A negociação é um passo muito importante para conseguir quitar suas dividas.

Yahoo

28/10/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *