Com verba ‘sobrando’, país da Europa tem reserva de R$ 3 trilhões para gerações futuras

193ccb379dc6d3793d3efc52da352c20

Um país com criminalidade zero, desigualdade social que praticamente não existe e uma poupança de cerca de 900 milhões de dólares para gerações futuras. Parece um sonho, nāo é? Mas existe, e é bem mais conhecido do que imaginamos.

A qualidade de vida na Noruega é nota mil, de acordo com relatório da ONU. Há 12 anos ele está no topo da lista de melhor país para se viver.

Já no ranking mundial da felicidade, o país nórdico está entre os cinco melhores do mundo. É incrível, mas possível.

RESERVA MONETÁRIA

O país explora uma grande riqueza natural encontrada no oceano: o petróleo. Uma reserva que permite, inclusive, guardar dinheiro que, pasmem, sobrou depois que o montante necessário para garantir serviços públicos de qualidade foi investido.

O lucro do governo norueguense com o petróleo foi aplicado em um fundo chamado “fundo soberano”. É a maior reserva monetária do mundo e acumula cerca de 900 bilhões de dólares – aproximadamente R$ 3 trilhões.

Dinheiro que irá garantir o futuro das próximas gerações quando o petróleo acabar ou perder o valor de mercado.

O PIB (Produto Interno Bruto) per capita da Noruega é dez vezes o brasileiro e, apesar do custo de vida ser alto, lá os serviços públicos funcionam e há subsídio para investimento da população em negócios locais.

Além de tudo isso, o país tem uma natureza exuberante, apesar do intenso frio característico do norte da Europa.

Yahoo

09/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *