5 sinais de que você não está preparado para comprar um imóvel

cd9a0298606ccfbf9669ab595d35b02d

Comprar uma casa é, sem sombra de dúvida, o sonho de muita gente. Afinal de contas, a casa própria geralmente é associada com uma sensação de segurança e de status social. No entanto, comprar um imóvel é uma decisão financeira de longo prazo que exige muito mais do que apenas dinheiro. A colunista do site Business Insider Emmie Martin listou vários sinais de que você pode não estar pronto para comprar uma casa e o InfoMoney compilou cinco deles a seguir.

1 – Você está comprando porque é um investimento Se alguém perguntar porque você quer comprar uma casa e a sua resposta foi algo do tipo: “porque eu estou perdendo dinheiro com aluguel”, ou então “porque é um bom investimento”, você pode não estar preparado mentalmente para a responsabilidade de ter um imóvel. Ao olhar a valorização de um imóvel no longo prazo, ela não é alta, especialmente levando em conta os gastos e também a inflação. Assim, é melhor olhar para ela como um sonho próprio e não como um investimento financeiro.

2 – Você precisará usar mais de 30% de sua renda no financiamento Especialistas em finanças pessoais apontam que uma boa regra é nunca deixar que seu pagamento do financiamento consuma mais de 30% de sua renda. Se o percentual for maior que esse, você pode acabar financeiramente vulnerável em algum momento em que as coisas não se encaminhem bem em suas finanças.

3 – Você não tem um fundo de emergência Todos passamos por problemas financeiros na vida, seja uma perda de emprego inesperada, ou um acidente de carro, por exemplo, mas todos acabamos em algum momento precisando usar mais dinheiro do que planejávamos. Assim, ter um fundo de emergência é algo essencial para se prevenir e deve ser uma prioridade anterior a de ter um imóvel próprio. Especialistas recomendam ter guardado entre seis a doze meses de despesas guardados para qualquer tipo de eventualidade.

4 – Você não consegue investir Mesmo com um fundo de emergência já feito, você precisa continuar tendo a capacidade de colocar seu dinheiro de lado para outras metas. Se você está investindo todo mês, então seu fluxo de caixa está em boa forma, o que é um bom sinal de que você está pronto para comprar uma casa.

5 – Você planeja se mudar nos próximos cinco anos Comprar uma casa, assim como investir em ações, faz mais sentido no longo prazo. Assim, o ideal, se você comprar uma casa, é ficar nela por cerca de dez anos, pelo menos. Com isso, os custos do financiamento já estarão muito menores. Sem mencionar os gastos com uma mudança, que também são muito altos.

Jusbrasil

04/11/2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *