Jacques Chirac, ex-presidente francês, morre aos 86 anos

O ex-presidente francês Jacques Chirac morreu na manhã desta quirta-feira (26), aos 86 anos, informou a família do chefe de Estado. Imediatamente após o anúncio, a Assembleia Nacional francesa realizou um minuto de silêncio em homenagem a Chirac que dirigiu a França de 1995 a 2007.

Desde que sofreu um derrame, em setembro de 2005, quando ainda era presidente da França, os problemas de saúde de Jacques Chirac se sucederam. Após deixar o Palácio do Eliseu, em maio de 2007, ele foi hospitalizado várias vezes, revela o MSN.

Em janeiro de 2014, sua mulher, Bernadette Chirac, estimou que o marido, que sofria de “problemas de memória”, não falaria mais em público. No final do ano passado, o ex-presidente passou duas semanas internado para tratar de um quadro geral de fraqueza.

A morte de sua filha mais velha, Laurence, em abril deste ano, teria contribuído para o debilitar ainda mais. A última vez que Chirac apareceu oficialmente em público foi em novembro de 2014, em um evento da fundação Chirac ao Serviço da Paz, que ele fundou em 2008. Enfraquecido, apoiado por um segurança, ele foi muito aplaudido quando chegou à cerimônia.

26/09/2019